Cultura »

Mascarado das Cavalhadas em Pirenópolis-GO. Foto: Wagner Soares.

Das tochas flamejantes dos farricocos da cidade de Goiás aos mantos brilhantes de mouros e cristãos das Cavalhadas pirenopolinas, Goiás festeja suas tradições. Do traçado da escrita de Bernardo Élis à arte primitivista de Antônio Poteiro, Goiás manifesta sua arte. Veiga Valle, Cora Coralina, Goiandira do Couto, Carmo Bernardes e Siron Franco. Arte em diversas formas, sabores do Cerrado e batucadas de Congos e violas caipiras, que resultam em uma diversidade de riquezas culturais só encontradas aqui.

  • Apresentação de nomes exponenciais da literatura, música, artes plásticas e dramaturgia. Festivais. Fica, Canto da Primavera e Tenpo.
  • Apresentação do legado religioso trazido pelos portugueses e traduzido nas tradicionais festas de louvor. Festa do Divino, Romaria do Muquém, Folias de Reis, Nossa Senhora do Rosário e Trindade.
  • Apresentação da típica culinária goiana. Os doces da Cidade de Goiás. O pequi. A galinhada e o empadão. A pamonha.
  • Apresentação de festas típicas e manifestações associadas ao desenvolvimento cultural do Estado. Cavalhadas, Congada e Catira. A cultura sertaneja e a pluralização de ritmos.