Conheça Goiás » Goiânia
Goiânia »

Vista do Centro da Capital. Foto: Cleomar Nascimento.

Reconhecida nacionalmente como uma das melhores capitais brasileiras para se viver, Goiânia é uma cidade jovem, dinâmica e espirituosa. Fundada em 24 de outubro de 1933, recebeu da cidade de Goiás, antiga capital, a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com uma população de mais de um milhão de habitantes, recebeu contribuições para a formação do goianiense dos mais variados Estados, em busca de uma cidade pujante, ávida pelo fortalecimento da economia após o ciclo do ouro e, em especial, em ascensão com o agronegócio exportador.

A alta qualidade de vida registrada na capital também favoreceu seu desenvolvimento como, por exemplo, o atual surto imobiliário, registrado no avanço da construção civil e na alta de empreendimentos desta área. Paralelo a isso, a preservação ambiental também aflorou na cidade, considerada inclusive como uma das mais verdes do país, com a presença de avenidas arborizadas, bosques e parques.

O panorama goianiense, aliás, planejado ao estilo Art Déco, tido como Patrimônio Artístico e Histórico do Brasil como segundo maior acervo do mundo, revela nuances arquitetônicos e belezas escondidas por toda a cidade. Destaques para o conjunto urbanístico da Praça Cívica, onde se situa o Palácio das Esmeraldas e o Museu Zoroastro Artiaga, o Teatro Goiânia, a antiga Estação Ferroviária e a Avenida Goiás. A capital é referência ainda em compras e no atendimento à saúde, considerada, ainda, pólo de confecções, negócios e eventos.