Conheça Goiás » História
História »

Avenida Goiás a partir da Praça Cívica, em 1942. Foto: Reprodução.

Se observada a fundo, a linha do tempo da formação de Goiás explica, paulatinamente, a atual situação do Estado e seu posicionamento dentro do território brasileiro. Fatos e figuras históricas, famosos e anônimos, que construíram um Estado forte, desenvolvido em ciclos de lavoura, gado e mineração, às custas de negociações, estratégias e, mesmo da sorte – por vezes – a arraigar uma estrutura consolidada e, hoje, moderna e dinâmica. Da distribuição espacial dos povos pré-históricos, passando pelo ouro vilaboense, até as marchas de progressos vindas rumo ao oeste, e a criação do Tocantins e de Brasília, Goiás tem, sim, muita história para contar.

• Primórdios da história do Estado. Registros arqueológicos como os de Serranópolis. Presença indígena ancestral.
  • Ocupação inicial do território. Colonização portuguesa. Os primeiros bandeirantes. Anhanguera. A fundação da Cidade de Goiás.
  • Início dos ciclos da lavoura, do gado e da mineração. Substituição na economia. Desenvolvimento da região.
  • Criação da província de Goiás. Transferência para a nova capital. Surto de desenvolvimento.
  • Transformações políticas e econômicas. Modernização e desenvolvimento regional. Desafio: problemas sociais. O episódio do Césio-137.
  • Marcha para o Oeste. Construção de Brasília. Governo JK.
  • Enfrentamento de desigualdades. Incentivo ao desenvolvimento do Norte. A nova divisão de Goiás.