Invista em Goiás » Qualidade de vida
Qualidade de vida »

Entardecer em Goiânia. Foto: Silvio Quirino.

Existe uma máxima que diz que Goiás é bom demais! A cultura e as tradições do Estado são patrimônios que fazem jus a um povo acolhedor, que prega um estilo de vida simples e ao mesmo tempo ligado às principais tendências. Reflexo disso é o alto Índice de Desenvolvimento Humano registrado no Estado, 9º lugar no ranking nacional (0,800 em 2006), explicado, em parte, pelas políticas públicas de desenvolvimento adotadas pelo Governo do Estado, que mantém investimento constante em saúde, cidadania e educação.

Ensino e bem-estar

Investimento em educação, por sinal, é uma das bandeiras levantadas pelo Governo do Estado que tem implantado 25 metas para aumentar a qualidade da educação pública, baseada em cinco pilares principais do Pacto Pela Educação: Valorização e fortalecimento do profissional da educação; Adoção de práticas de ensino de alto impacto no aprendizado do aluno; Redução significativa da desigualdade educacional; Estruturação do sistema de reconhecimento e remuneração por mérito; e Realização de profunda reforma na gestão e na infraestrutura da rede estadual de ensino.

Além disso, o Estado desenvolve programas de apoio à população carente de modo a incluí-las socialmente, em especial pela atuação da Organização das Voluntárias de Goiás. A entidade mantém unidades como Centros de Qualificação Profissional e centros sociais para suprir carências não somente econômicas, mas também sociais, a exemplo de núcleos para idosos, gestantes carentes e para a população vinda do interior. Paralelamente, Goiás busca ainda se manter na rota de grandes eventos turísticos e sociais, de maneira a oferecer opções de lazer e entretenimento a todas as idades e níveis econômicos de sua população.